Para 55% dos entrevistados pelo Datafolha, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado para permanecer no poder após ser derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
Já 39% dizem que Bolsonaro não tentou continuar sendo presidente planejando um golpe. Outros 7% não sabem.
A pesquisa foi realizada presencialmente, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 147 municípios, entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre os que votaram em Bolsonaro no segundo turno, 73% dizem que ele não tentou dar um golpe. Outros 75% que se dizem de direita tem a mesma opinião. Já para 19% de ambos os grupos, o ex-presidente realmente quis permanecer no poder a partir de um dispositivo não constitucional.
Do outro lado, 87% dos eleitores de Lula e 86% de simpatizantes do PT creem que Bolsonaro teve uma intenção golpista. Já 19% dos que votaram no presidente e 11% de petistas dizem que não.
Já entre os que se colocam como neutros, 48% afirmam que Bolsonaro quis dar um golpe e 39% não concordam com a tese.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Datafolha: Para 55%, Bolsonaro quis dar um golpe de Estado; 39% dizem que não no site CNN Brasil.