O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está em Goiás, nesta terça-feira (24), para reforçar a candidatura de integrantes do PL.
Na capital, no entanto, as chances de o partido avançar na disputa pela prefeitura são remotas.
O candidato do PL, Fred Rodrigues, aparece em quarto lugar nas pesquisas eleitorais mais recentes, com menos de 10% das intenções de voto. Segundo a Quaest, divulgada na última terça-feira (17), Sandro Mabel (União) e Adriana Accorsi (PT) aparecem empatados tecnicamente na liderança, com 24% e 22%, respectivamente.
Rodrigues não foi a primeira opção do partido para a disputa em Goiânia. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) chegou a ser anunciado por Bolsonaro como pré-candidato, mas declinou porque tem planos de seguir no Poder Legislativo, vislumbrando uma possível candidatura ao Senado, em 2026.
Apoio para Câmara municipal
Ainda assim, a avaliação é de que a visita do ex-presidente pode ajudar a produzir conteúdo para as redes sociais e promover candidatos à Câmara Municipal, como o ex-líder do governo na Câmara dos Deputados, Major Victor Hugo.
O aliado de Bolsonaro tenta se eleger vereador de Goiânia depois de ser derrotado nas eleições de 2022, quando disputou o cargo de governador.
Outras cidades
Antes de desembarcar na capital, Bolsonaro participou de comícios nas duas maiores cidades do estado – Anápolis e Aparecida de Goiânia. Nas duas cidades, o cenário é melhor para o partido, que vê chances de segundo turno.
Em Anápolis, o PL conta com Marcio Correia, que, segundo o Índice CNN, tem figurado em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, com 30% das intenções de voto, atrás apenas do candidato do PT, Antonio Gomide, que aparece com 38%.
Já em Aparecida, o candidato do partido é Professor Alcides, que tem liderado a corrida eleitoral com 46% das intenções de voto, seguido por Leandro Vilela (MDB), com 30%.
Saiba quais são os benefícios de ser mesário voluntário nas eleições
Este conteúdo foi originalmente publicado em Goiânia: com PL distante do 2º turno, Bolsonaro busca votos para vereadores no site CNN Brasil.